Casulo: habitat transformador

As inscrições para a exposição no Paço do Saber podem ser feitas até o dia 10 de maio

O Paço do Saber, Espaço Cultural do Paço das Águas Shopping, através da curadora Angela Caruso, está convidando os artistas de Poços e região para a mostra coletiva “Casulo” que será realizada após período de isolamento social. Os artistas poderão apresentar até dois trabalhos em pintura, gravura ou desenho. As informações relacionadas às obras deverão ser passadas através do e-mail pacodosaber@pacodasaguas.com.br, colocando no assunto da mensagem “Inscrição Casulo”. Os artistas cujos trabalhos forem selecionados serão avisados também por e-mail e/ou telefone sobre a entrega das obras até dia 8 de maio.

A ideia, segundo Angela Caruso, é que a exposição possa registrar o período de isolamento social imposto em função da pandemia do coronavírus em março e abril de 2020. “Casulo é o habitat temporário para que se viva a transformação”, lembra. “O artista é aquele que melhor descreve o contexto de cada tempo da história da humanidade. Cada um a seu modo, com sua ferramenta e estética, conta-nos a organização social, emocional, espiritual do tempo vivido e o eterniza.”

Segundo a curadora, assim como a lagarta os humanos se viram na urgência de construírem seus invólucros e se fecharem para o mundo externo até que estivessem prontos para o que não sabiam o que seria. “Foi necessário rever valores, protocolos, hábitos. Aprenderam a estar juntos na distância, a cuidarem de si e dos outros. Experimentaram a liberdade possível entre paredes e o saber conviver em confinamento. Exercitaram a paciência, a tolerância, a comunicação, a cooperação e sobretudo o respeito. Assim como as lagartas viveram um lento processo de metamorfose interior”, disse.

© 2020 Jornal Brand-News