Nos 40 anos de sua morte, Bruno Filisberti recebe exposição
e lançamento de biografia

   De seus 67 anos vividos, Bruno Filisberti viveu a maior parte deles em Poços de Caldas, onde produziu uma vasta obra entre pinturas e desenhos. Homem extremamente reservado, simples e introvertido, o pintor deixou um precioso legado artístico que pode agora ser apreciado na Galeria de Arte que o Monreale Hotel Resort disponibilizou para o público em geral. A diretoria do empreendimento estendeu a homenagem ao mestre dos pintores da cidade e convocou o escritor Chico Lopes, premiado com um Jabuti em 2012, para assinar o livro Bruno Filisberti, Crônicas da vida do mestre dos pintores de Poços de Caldas. A publicação foi lançada durante noite de autógrafos no dia 13 de novembro.

   As telas do premiado Bruno Filisberti mostram, em sua maioria, pessoas e cenários simples: a vida humilde da periferia e o povo nas feiras e festas da antiga Poços de Caldas, cenas urbanas, crianças com expressões melancólicas, expressões humanas e caricaturas. “Basta que se pronuncie seu nome e uma enxurrada de imagens, em quadros a óleo e desenhos, voltará à lembrança de quem o conheceu”, afirma Chico Lopes, que tem no currículo vários livros de contos, romances, poesia, memórias e ensaio.

   Flávio Delgado, da Organização Monreale Hotels, destaca que Bruno Filisberti era “o gênio fora da cura, um workaholic que alcançou a perfeição através de sua intensa dedicação ao trabalho artístico”. Passadas quatro décadas de seu falecimento, lembra Flávio, o pintor finalmente poderá ter reconhecida sua importância para a cultura e a arte brasileira.

   “Bruno Filisberti produziu a vida inteira. Não teve outro desejo ou ambição além de pintar”, escreve Chico Lopes no livro. “E ele teve outras facetas - foi um desenhista de humor e caricaturas. É possível encontrar, entre as coisas que deixou para alguns amigos e admiradores, esses desenhos de humor. Desenhar, para ele, parecia tão natural quanto respirar”, pontua.

O empresário Flávio Delgado, do Monreale Hotel Resort, com o escritor Chico Lopes e o jornalista Roberto Tereziano

© 2020 Jornal Brand-News