Santa Casa completa 116 anos

A Santa Casa de Poços de Caldas completou no dia 19 de fevereiro, 116 anos de trabalhos prestados à população da cidade e da região. Para lembrar a data, foi realizada uma cerimônia com homenagens às funcionárias Lindaura Oliveira Alves e Rosa Maria de Souza, representando todos os colaboradores da instituição. Dona Lindaura, como é conhecida, é técnica em enfermagem e trabalha há 40 anos na Santa Casa, muitos desses anos na Maternidade, onde ajudou a trazer centenas de crianças ao mundo. Já dona Rosa completa neste 28 de fevereiro, 45 anos de serviços prestados à instituição. Ela sempre trabalhou na Lavanderia e, com o passar dos anos, se tornou encarregada.

A fundação do hospital aconteceu em 1904, em uma casa emprestada na esquina da rua Paraíba com a rua Assis Figueiredo, que na época se chamava rua Paraná. O segundo endereço foi em um prédio construído na década de 30, na rua XV de novembro, onde hoje funciona o Colégio Pio XII. A inauguração do prédio atual, construído na Praça Francisco Escobar, aconteceu em 20 de maio de 1962.

A Santa Casa faz a maior parte de seus atendimentos para a população através do SUS - quase 90% dos atendimentos. Dispõe de 162, número insuficiente para atender a demanda, já que o hospital atende moradores de Poços e da região.

© 2020 Jornal Brand-News