January 31, 2020

Dia do leitor num país mergulhado em obscurantismo

Dia 7 de janeiro foi Dia do Leitor, data ignorada por uma imensa maioria. Um país que não lê não oferece futuro algum a quem imagine que a Cultura traz à besta humana uma oportunidade de civilidade, refinamento e beleza.

December 26, 2019

2019 foi um ano feliz para o Cinema

Este foi um ano que realmente me deu satisfações toda vez que fui ao cinema em São Paulo ou em Poços de Caldas. Em São Paulo peguei uma sessão de “Dor e glória”, de Almodóvar, e achei o filme tão delicado e bem feito que me reconciliei com o diretor espanhol, que ultimamente não vinha fazendo tanta coisa boa.

November 30, 2019

Cinema: os jovens me comovem

   Jovens pobres, mas idealistas, às vezes vêm conversar comigo sobre Cinema. Em geral, conheceram-me como comentarista de filmes no IMS de Poços ou pela tevê e querem saber que caminhos os podem levar a serem roteiristas, cineastas, atores, qualquer coisa que os ligue à Sétima Arte.

October 30, 2019

A Literatura questionadora se espalha

   A presença do escritor Marcelino Freire, nacionalmente reconhecido, foi decisiva para o sucesso do evento que celebrava um ano de existência do podcast RABISCOS, criação dos escritores Tadeu Rodrigues e Jéssica Balbino no dia 20 de setembro último no auditório da Cia. Bella das Artes.

September 30, 2019

Delícias e subversões em “Era uma vez em Hollywood”

   O diretor Quentin Tarantino, em entrevista sobre seu último filme (sucesso nos cinemas do país),“Era uma vez em Hollywood”, disse que achava que a história atingiria todo mundo, que era universal e que não seria entendida apenas por aqueles que tinham referências sobre o ano de 1969 e a chacina de Charles Manson.

August 30, 2019

Traduzir Contos de Terror é Repassar Arrepios

   Como tradutor, enfrento inúmeras experiências ora gratificantes, ora meio estranhas, porque traduzir, basicamente, é reviver e tentar sentir na pele o que um escritor, numa língua diferente da nossa, quis transmitir.

July 31, 2019

“Nostalgia” é um rótulo que esconde problemas

Sentindo-nos saudosos, querendo reviver emoções preciosas, filtradas pela seletividade suspeita da memória, nós nos entregamos a lembranças que, se quiséssemos ser mais rigorosos (mas ninguém é, quando atacado pela irracionalidade das emoções), veríamos que não se deviam assim a fontes tão confiáveis.

June 30, 2019

O Rascunho de Tadeu Rodrigues encerra um poeta já pronto

 “A Utilidade do Rascunho”, do poeta poços-caldense Tadeu Rodrigues, foi lançado na última Flipoços, da qual Tadeu fez parte de várias mesas de debates como mediador.

Please reload

Letra & Imagem

Chico Lopes

Escritor

Mostrar Mais

© 2020 Jornal Brand-News