“Natal de Luz” e a valorização do rico Patrimônio Arquitetônico do centro de Poços

O projeto do Natal Luz de Poços de Caldas, desde sua primeira edição em 2017, nasceu da intenção dos autores Ralf Matavelli e Evandro Limão em valorizar o rico Patrimônio Arquitetônico do centro da cidade. Assim, o Parque José Afonso Junqueira se torna palco maior das festividades natalinas. O Coreto, a Árvore de Natal, o Túnel (sensação das duas últimas temporadas) e os novos Portais de Luz, novidade desse ano, convidam a população a entrar no clima de natalino. Novidade também, a beleza e delicadeza das luzes em rendas das árvores em frente às Thermas.

A Estação Mogyana, iluminada com nunca, recebe a Casa do Papai Noel e se torna local preferido dos pequeninos. Também recebem iluminações os prédios históricos da Urca, com rendas nos beirais, e o Museu e a Prefeitura com strobo.

Além da tradicional iluminação das árvores na Rua Junqueiras, os idealizadores expandiram também esse tipo de iluminação para a Rua Pernambuco, dando perspectiva incrível para a Fonte das Rosas, que tem árvore decorada com lâmpadas iguais às da tradicional árvore da frente da Urca.

As ruas são atração à parte - a rua Assis, com as cortinas de luz, e suas perpendiculares, ruas Rio de Janeiro, Prefeito Chagas, Junqueiras e Alagoas, com os sputniks. E a nova e impressionante iluminação da Rua São Paulo, que valoriza ainda mais esse túnel verde.

“Para que todo o projeto fosse executado, contamos com a colaboração e empenho de muitas pessoas, sem as quais o Natal Luz não seria possível”, diz o arquiteto Ralf Matavelli. Ele cita o secretário de Cultura Ricardo Fonseca Oliveira, o secretário de Turismo Ildeu Pereira, o diretor de Turismo Israel Souza Pereira, o DME, nas pessoas de Marcelo Loichate e Nivaldo Moraes, além de toda a equipe de execução, que trabalhou intensamente nessa empreitada. “E nosso agradecimento ao prefeito Sérgio Azevedo, que acreditou e deu asas ao nosso projeto desde o início.”

“O sonho de um futuro melhor, de uma cidade melhor, que passe a ser referência novamente no cenário nacional e internacional, nos motiva a trabalhar pela cidade que amamos”, concluíram Ralf e Evandro.

O Coreto, na Praça Pedro Sanches, iluminado para as comemorações natalinas: decoração repaginada para criar um clima especial na cidade

O arquiteto Ralf Matavelli e o designer Evandro Limão

© 2020 Jornal Brand-News